Visita Técnica Turma de Medicina Veterinária da UNISEP de Dois Vizinhos – PR

O Grupo Rohden teve a honra e privilégio de receber, na última sexta-feira dia 07 de abril de 2017, uma turma do sétimo período do curso de Medicina Veterinária da UNISEP de Dois Vizinhos – PR.

Na ocasião os alunos tiveram a oportunidade de conhecer alguns números para entender a dimensão da atuação da empresa no mercado e também conhecer as dependências da empresa em operação, os setores necessários para manter a dinâmica e o dia-a-dia do Grupo que atua principalmente no setor de laticínios.

“Necessitamos manter uma cadeia logística muito bem sintonizada e com alto nível de disponibilidade para fazer a captação de 130 mil litros de leite por dia em mais de 700 produtores quase que diariamente, além de manter o roteamento das entregas de produto acabado para os mercados consumidores visando a eficiência da frota e a satisfação do cliente em receber o produto com a qualidade esperada e no momento certo” afirma Luciana Scherer, Gerente de Comercial e de Logística.

Aos alunos muito foi falado em viabilidade econômica, exemplificando situações de investimento na empresa, onde parte do processo é executado sem o auxílio de máquinas modernas diferente de outras partes do mesmo processo.

“Isto se dá principalmente em função do volume que produzimos hoje, alguns investimentos ainda não são viáveis, em detrimento ao alto custo de investimento acabamos tento alguns gargalos que são tratados de maneira a manter o processo o mais eficiente possível. A empresa hoje tenta expandir sua produção para viabilizar novos investimentos, mas a concorrência pelo leite em nossa região torna esta tarefa extremamente difícil, temos um mercado pronto para absorver o produto, mas carecemos de matéria-prima de qualidade para poder crescer nosso volume de produção” conta Fabio Rigoli da Rosa, analista de processos do Grupo Rohden.

Questões do quotidiano empresarial foram apresentadas aos alunos para que entendam o que os espera. Pois segundo Marco Antônio Rohden, Gerente de Compras e também sócio no Grupo Rohden.

“Apesar da formação técnica é muito importante os alunos entenderem o contexto empresarial, possuir esta visão sistêmica do mundo coorporativo para estarem aptos ao mercado como profissionais em cargos táticos e estratégicos nas empresas e não somente técnico”.

Além dos setores de apoio e linha de produção, na ocasião também foi mostrado aos alunos a área de confinamento de gado de corte da Cabanha Bella União – Empresa do Grupo Rohden – onde atualmente encontram-se certa de 170 animais das raças Black Angus, Red Angus, Braford e animais com o cruzamento destas raças. O técnico responsável Jorge Robaldo acompanhou os alunos tirando dúvidas e explicando os diferenciais que a empresa procura desenvolver para o manejo do rebanho e o foco em qualidade, premissa de todas as empresas do Grupo Rohden.

“Esperamos que os alunos tenham saído daqui satisfeitos e cientes que os desafios vão muito além da sala de aula e da parte técnica, que por si só já é desafiadora e muito dinâmica trazendo mudanças constantes no setor, mas também os desafios para empresas entrarem e se manterem no mercado. A globalização oferece oportunidades a todos que se propõe a trabalhar duro e com foco na qualidade, muitos tentam ludibriar o mercado e não sobrevivem, duram algum tempo, mas a internet empoderou o mercado de maneira a dar voz a todos, e por isso que não adianta achar que qualquer coisa serve, pois esta não é a realidade do mercado. Hoje temos nosso produto em grandes redes de supermercado que exigem altos padrões de qualidade que são esperados em qualquer lote, inverno ou verão, faça chuva ou faça sol e isto a o atendimento disto é que mantém a empresa competitiva e no mercado e é isso que fazemos e focamos a quase 25 anos”. Explicou Marco Antônio Rohden.

Após a visita os alunos prepararam seu almoço nas dependências do centro de eventos da empresa, tiveram a oportunidade de conversar e esclarecer algumas dúvidas com os profissionais que ali estavam e ficaram à vontade para ouvir músicas e relaxar no espaço cedido e retornar ao município de Dois Vizinhos.